Castanha-do-pará é eleito o nome favorito para fruto em enquete do g1
10/04/2025
(Foto: Reprodução) O nome recebeu 56,06% dos votos, ficando em primeiro lugar na preferência dos internautas. Em segundo lugar, ficou castanha-da-amazônia com 28,33% dos votos; seguido por castanha-do-brasil, que obteve 15,61% dos votos. Desde 2019 Amazonas lidera a produção da castanha
Reprodução
Castanha-do-pará foi eleito o nome favorito do público para o fruto amazônico em uma enquete realizada pelo g1. O nome recebeu 56,06% dos votos, ficando em primeiro lugar na preferência dos internautas. Em segundo lugar, ficou castanha-da-amazônia com 28,33% dos votos; seguido por castanha-do-brasil, que obteve 15,61% dos votos.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A disputa reuniu os nomes associados ao fruto que voltou ao centro de debates após um projeto de lei aprovado no Amazonas estabelecer que todos os produtos derivados da castanha, quando produzidos no Amazonas, deverão utilizar a denominação "castanha-da-Amazônia".
No início deste ano, a denominação da castanha gerou repercussão nas redes sociais após o ator amazonense Adanilo fazer uma aparição no programa É de Casa, da TV Globo, e usar a variação "castanha-da-amazônia" para se referir ao fruto.
O nome mais votado pelo público tem origem no período em que o Amazonas era parte da Província do Pará, segundo explicou ao g1 o historiador e pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Davi Leal. Naquela época, toda a produção de castanhas que saía do interior da região seguia para Belém, e foi lá que o fruto ficou conhecido como "castanha-do-pará".
Já o nome menos votado é, por lei, o nome oficial do fruto para o governo federal. Isso porque o decreto nº 51.209, publicado em 1961, oficializa o nome do fruto como castanha-do-brasil.
Amazônia Agro fala sobre início da safra da castanha