Manaus inaugura primeira estação meteorológica municipal na Zona Oeste
11/04/2025
(Foto: Reprodução) A estação é a primeira de uma rede planejada pela prefeitura, que terá nove unidades distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Manaus inaugura primeira estação meteorológica municipal.
Divulgação
Manaus inaugurou, nesta sexta-feira (11), sua primeira estação meteorológica municipal. O equipamento foi instalado na sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), no bairro Compensa, Zona Oeste da capital.
A estação é a primeira de uma rede planejada pela Prefeitura, que contará com nove unidades distribuídas em pontos estratégicos da cidade. O objetivo é implantar um sistema próprio de monitoramento climático, com mais autonomia e precisão, como parte das ações de enfrentamento às mudanças climáticas.
“Com essas estações, Manaus passará a ter autonomia e precisão na coleta de dados climáticos. Isso representa uma virada de chave na forma como vamos lidar com o clima, proteger a população e planejar as ações da prefeitura em diversas áreas”, destacou o prefeito David Almeida.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O equipamento instalado é capaz de coletar, a cada cinco minutos, nove variáveis meteorológicas essenciais: temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica, radiação solar, velocidade e direção do vento, temperatura e umidade do solo, além da pluviometria.
As informações são transmitidas via satélite para o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), onde são armazenadas, analisadas e utilizadas para subsidiar decisões estratégicas em tempo real.
Essa primeira estação cobre toda a Zona Oeste, beneficiando diretamente os bairros Compensa, Glória, Santo Antônio, São Jorge, Nova Esperança e os conjuntos Belvedere, Campos Elíseos, da Ilha, Flamanaus, Jardim Versalhes, entre outros.
Os dados gerados irão subsidiar o trabalho de órgãos como a Defesa Civil e as secretarias municipais de Saúde (Semsa), Infraestrutura (Seminf), Limpeza Urbana (Semulsp), além de outros setores envolvidos em ações de prevenção a alagamentos, controle de vetores, manutenção viária, coleta de resíduos e serviços ambientais.