VÍDEO: Onça-pintada é flagrada por armadilha fotográfica em reserva ambiental no Amazonas
14/04/2025
(Foto: Reprodução) Captura de imagens faz parte das ações de monitoramento da biodiversidade conduzidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Onça-pintada é registrada por armadilha fotográfica em reserva ambiental no Amazonas
Uma onça-pintada foi registrada por uma armadilha fotográfica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Amapá, localizada em Manicoré, no interior do Amazonas. O flagrante do maior felino das Américas é um forte indicativo da boa saúde ambiental da Unidade de Conservação, gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Assista ao vídeo acima.
A câmera foi instalada em uma área remota da reserva, afastada de comunidades e que já enfrentou episódios de caça, principalmente no entorno do ramal de Manicoré, nas proximidades da base do Parque Estadual Matupiri.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A ação faz parte do Programa de Monitoramento da Biodiversidade, com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), e tem como objetivo acompanhar a presença de espécies de médio e grande porte, além de avaliar o nível de conservação da floresta.
“A câmera foi instalada há apenas dois meses e, nesse curto período, já conseguimos captar imagens raras e muito significativas. Para nós, isso mostra o sucesso das ações de proteção e monitoramento da biodiversidade no território”, destacou o gestor da RDS, Thyago Albuquerque.
Além da onça-pintada, também foram registrados, nesse intervalo, animais como anta, veado, porco-do-mato, paca e cutia. A presença dessas espécies, especialmente a onça — predador de topo da cadeia alimentar —, reforça que o ecossistema está equilibrado e com baixa interferência humana.
O monitoramento da biodiversidade na RDS Rio Amapá ocorre desde 2020, com a coleta de dados feita por monitores ambientais. O uso da tecnologia fortalece esse trabalho, valida as informações obtidas em campo e contribui com estratégias para a conservação da floresta e das espécies que vivem na região.
Onça-pintada é registrada por armadilha fotográfica em reserva ambiental no Amazonas.
Divulgação/Sema